Sunday 17 December 2017

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Bramante Tempietto GATTA Notas Estilo arquitetônico Bramantes O estilo arquitetônico que Bramante defendeu foi, consistente com os valores humanísticos do dia, ainda com base em modelos romanos antigos. O estilo Bramante está em exibição na pequena jóia arquitetônica conhecida como Tempietto na colina Janiculum com vista para o Vaticano. O edifício recebeu seu nome porque, para os contemporâneos, tinha o olhar de um pequeno templo antigo. Hoje, o Tempietto fica dentro do claustro retangular ao lado da igreja de San Pietro em Montorio, mas Bramante planejou, embora nunca executou, um pátio colunado circular para enquadrar o quottemple. quot. Sua intenção era coordenar o Tempietto e seu pórtico alinhando alinhando as colunas Das duas estruturas. O olho escultural de Bramantes é mais evidente no jogo rítmico de luz e sombra visto em torno das colunas e balaustrada e através das janelas retangulares profundamente ajustadas alternando com nichos de casca rasa na sala de celular (sala central de um templo), paredes e tambor. Tempietto Mais do que qualquer outro arquiteto, Donato Bramante (1444-1514) foi responsável por restabelecer o uso da proporção clássica e a gramática da antiga construção romana. A pequena igreja, chamada Tempietto, de San Pietro em Montorio, Roma, foi desenhada por ele em 1502 ou mais tarde. O primeiro edifício do Alto Renascimento, aproximou-se do espírito da antiguidade do que qualquer outro edifício. Como tal, tornou-se um ícone arquitetônico, conhecido por sua proporção e simetria rigorosas, características do Renascimento, mas visto de forma particularmente harmoniosa no Tempietto. Foi encomendado em 1502 pelo rei Ferdinand e a rainha Isabella de Espanha e marca o ponto no monte Janiculum, no lado oeste de Roma, onde St Peter foi supostamente martirizado. Bramante trabalhou nisso ao longo de um período de anos e pensa-se que o concluiu até 1512. Este modelo, feito de nogueira e morango, é pensado para ser uma representação do Tempietto no século XIX. Modelos arquitetônicos como este geralmente eram feitos como auxiliares didáticos. Eles registraram informações detalhadas dos edifícios do passado e foram auxiliares de design para a construção de projetos do futuro. Este modelo particular difere em detalhes do design original da Bramantes e pode ter sido feito para um prédio homenageando o famoso original. Descrição física Este modelo é uma versão reduzida do Tempietto em San Pietro em Montorio, Roma. Sentado em uma base hexagonal. Um bilithon e três etapas levam ao pódio. As colunas de ordem dórica são a característica mais semelhante em estilo e correspondência mensal ao original. Lugar de origem Itália (provavelmente, feito) ca. 1830-ca.1900 (fabricado) Materiais e Técnicas de Artesãos Nogueira e pera esculpidas Dimensões Altura: 105.2 cm, Largura: 78.2 cm Notas sobre a história do objeto Comissionado em 1502 pelo rei Fernando e a rainha Isabella de Espanha, o Tempietto marca o ponto no Monte Janiculum Em Roma, onde São Pedro foi supostamente martirizado. Foi construído pelo arquiteto Donato Bramante (1444-1514) e provavelmente foi completado em 1512, mas sem o prévio pátio circular circundante. Assim como o antigo escritor de arquitetura, Vitrúvio, aconselhou o uso da Ordem Dorica para templos dedicados a importantes deuses do sexo masculino, então Bramante usou a Ordem para o santo chefe da igreja cristã. O edifício tornou-se um exemplo importante do uso do Doric do Alto Renascimento, e foi muito ilustrado e discutido em livros de teoria arquitetônica. Também inspirou muitos edifícios circulares em toda a Europa e América. Modelos de madeira, como estes, costumavam ser utilizados como auxiliares didáticos ou como auxiliares de design para projetos de construção. Difere em aspectos cruciais da construção de Bramantes, mas é prova do debate duradouro sobre o uso correto do Doric que o Tempietto iniciou. Dado pela Sra. Denis Roberts, em memória de M. Denis Roberts, em 1987. Linha descritiva Modelo arquitetônico, noz esculpida e pera, com base em Bramantes Tempietto de S. Pietro em Montorio, em Roma, provavelmente na Itália, século XIX Referências bibliográficas (citação , NoteAbstract, NAL no) Leslie, Fiona. Dentro do exterior: mudança de atitudes em relação aos modelos arquitetônicos no museu em South Kensington. Em: História arquitetônica. 47, 2004, pp. 159-200 Howard, Deborah, Bramantes Tempietto. Patrocínio real espanhol em Roma, em: Apollo. CXXXVI, outubro de 1992, pp. 211-217 Etiquetas e data Comissionado em 1502 pelo rei Fernando e a rainha Isabella de Espanha, o Tempietto marca o ponto no Monte Janiculum em Roma, onde São Pedro era supostamente martirizado. Foi construído pelo arquiteto Donato Bramante (1444-1514) e provavelmente foi concluído em 1512. Assim como o antigo escritor em arquitetura, Vitrúvio, aconselhou o uso da Ordem Doric para templos dedicados a deuses importantes do sexo masculino, então Bramante usou a Ordem Para o santo chefe da igreja cristã. O edifício tornou-se um exemplo importante do uso do Doric, e foi muito ilustrado e discutido nos livros de teoria arquitetônica. Modelos de madeira como este geralmente foram usados ​​como auxiliares de ensino ou de design. Difere de maneiras importantes da construção de Bramantes, mas é prova da longa discussão sobre o uso correto do Doric que o Tempietto iniciou. 1992 Técnicas Assuntos retratados Colonnades Roma Martyria Domes Arquitetura Templos Edifícios Categorias Pedido de imagem grande

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